Volume de água no Sistema Produtor Alto Tiete aumenta 3,7 pontos percentuais em uma semana
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Represa Rio Jundiaí, em Taiaçupeba, opera com 38,8% do volume
g1 / Cauê Adamuz
O volume de água no Sistema Produtor Alto Tiete (Spat) aumentou 3,7 pontos percentuais em uma semana, indo de 34,3% no dia 6 de fevereiro para 38% nesta sexta-feira (13), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O aumento se dá pela quantidade significativa de chuvas, já que o mês registrou até o momento 120,1 milímetros, o que equivale a 67,9% do que é esperado para fevereiro.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Na última semana, entre o sábado (7) e esta sexta-feira, foram registrados 47,3 milímetros de chuva no Spat. Somente no domingo (8), foram 23,8 milímetros. Veja como foi a semana:
Na última semana, todas as represas do sistema passaram a operar com volumes acima dos 30%. O índice foi atingido pela primeira vez em 8 meses. Nesta semana, houve aumento do volume em todas elas.
Represas do Sistema Alto Tietê operam acima de 30% pela primeira vez em 8 meses
A represa Biritiba, que fica em Biritiba-Mirim, tem o maior volume entre as cinco que compõem o Spat. Ela opera nesta sexta-feira com mais de metade do volume útil, com 52,1%.
A barragem de Taiaçupeba, localizada entre Mogi das Cruzes e Suzano, tem o menor volume, com 32,3%. Veja os dados abaixo:
Assista a mais notícias do Alto Tietê